UM CONVITE À LEITURA
LANÇAMENTO: Transformação digital na educação
Transformação digital na educação: guia rápido para líderes e gestores é uma leitura indispensável para aqueles que buscam compreender e implementar a transformação digital em instituições de ensino de maneira estruturada e multidimensional. O livro explora como a digitalização pode influenciar a formulação de objetivos estratégicos, a alocação de recursos, a gestão de riscos e o monitoramento de progressos, assegurando o alinhamento com as metas organizacionais de longo prazo e promovendo a sustentabilidade social.

A obra também investiga como a transformação digital intersecta com questões cruciais de equidade e inclusão digital, fornecendo diretrizes para que as organizações naveguem com responsabilidade pelas complexidades da era digital.

Destinado a para gestores, líderes e tomadores de decisão no campo educacional, este guia oferece estratégias práticas e insights valiosos para conduzir as instituições rumo a um futuro digital sustentável e ético.

Clique aqui para adquirir o livro
Design instrucional para professores
Após vários projetos e publicações que tiveram como foco o design instrucional, apresentamos este livro aos educadores em geral e, particularmente, aos professores, aqueles que estão na linha de frente da educação e que cada vez mais reconhecem a necessidade de atualizar a própria formação original para enfrentar os desafios contemporâneos.

O livro está estruturado em oito capítulos. Os dois primeiros proporcionam ao leitor uma visão geral dos fundamentos do design instrucional (DI) e de suas etapas para a construção de soluções educacionais.

O terceiro capítulo coloca o aprendiz no centro do processo, enquanto o quarto traz um panorama das teorias de aprendizagem, bem como do DI sob a perspectiva pedagógica, andragógica e heutagógica.
O quinto e o sexto capítulos vão ao cerne do chamado micro DI e exploram o design de atividades de aprendizagem e de conteúdos educacionais. O sétimo capítulo aborda as mídias e tecnologias, e o oitavo – e último – se dedica à avaliação da aprendizagem e da solução proposta do ponto de vista do DI.

Ao longo de todo o livro, procuramos alternar entre tradição e inovação no design instrucional, ou seja, reunimos as diretrizes testadas e comprovadas por pesquisadores e praticantes ao longo de sua história, ao mesmo tempo que buscamos apontar para as inovações que podem fazer a diferença na educação do presente e do futuro.

Clique aqui para adquirir o livro
Data science na educação
Este é um livro ousado e provocativo, alinhado com as tendências mais impactantes na interface entre tecnologia e educação.

Termos como Data Science, Big Data, Data Mining, Learning Analytics, Deep Learning, Chatbots, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Smart Education, Sistemas de Tutoria Inteligente e Design Instrucional Orientado a Dados são explicados e exemplificados.

O livro é destinado àqueles que atuam na educação – seja presencial, a distância ou corporativa – nos mais diferentes níveis e setores – e que precisam compreender quais são os princípios da extração, interpretação e aplicação de conhecimento a partir da enormidade e diversidade de dados educacionais disponíveis.

Clique aqui para adquirir o livro
DI 4.0 – Inovação na educação corporativa
Nas últimas décadas, o movimento de transformação digital só fez aumentar os desafios no campo da aprendizagem corporativa. Um novo ambiente profissional, um novo conjunto de competências a serem desenvolvidas e uma infinidade de novos recursos tecnológicos suscitam novas respostas, para os quais as soluções convencionais testadas e comprovadas já não funcionam mais.

Visando ao público de profissionais de recursos humanos, gerentes, coordenadores e analistas de treinamento & desenvolvimento, profissionais de universidades corporativas, fornecedores de soluções de aprendizagem e especialistas em educação em geral, este livro é dedicado àqueles que têm a responsabilidade de formar/capacitar profissionais para atuar em consonância com os objetivos estratégicos da organização.

Após 15 anos da publicação da obra Design instrucional contextualizado, um marco nas discussões sobre design instrucional no Brasil, a autora Andrea Filatro atualiza o conceito de DI, oferecendo um mix de tradição e inovação. Ao apresentar o DI 4.0, alinha a perspectiva humana à estratégia empresarial, para os profissionais que desejam responder ao desafio de inovar na educação corporativa.

Clique aqui para adquirir o livro
Como preparar conteúdos para EAD
O mundo mudou. A educação também! Hoje, graças a novos softwares, suportes e formatos, conseguimos estudar e ensinar utilizando mídias e tecnologias.

Neste livro são descritas as grandes etapas da preparação de conteúdos – começando por entender os alunos, o contexto institucional e as necessidades de aprendizagem – e incluindo como planejar, elaborar e validar os diversos tipos de conteúdos e respectivas atividades de aprendizagem.

Clique aqui para adquirir o livro
Metodologias inov-ativas na educação (2a edição)
Este livro apresenta casos práticos de adoção das metodologias inov-ativas em organizações nacionais e internacionais e as possibilidades disruptivas de sua aplicação em escolas, universidades e empresas.

Traz ainda estratégias de fácil acesso e aplicação, para que o leitor possa provar uma amostra das metodologias inov-ativas em seu próprio campo de atuação. São quatro grupos de metodologias de ensino-aprendizagem: Metodologias (cri)ativas focadas no protagonismo do aluno; Metodologias ágeis com foco na gestão de tempo; Metodologias imersivas centradas na simulação da realidade; Metodologias analíticas direcionadas à análise dos dados produzidos na interação do aluno com pessoas, conteúdos e ferramentas. Leitura essencial para quem atua ou deseja atuar com educação presencial, a distância ou corporativa.

Clique aqui para adquirir o livro
Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa
Este é um livro especial, lançado em 2017 pela Saraiva, com um design diferenciado, que reflete o espírito do DT na educação. Escrito em parceria com Carolina Costa Cavalcanti, traz uma visão geral do conceito, recupera as origens do DT nas áreas de design e administração, e explora o designerly way of thinking (o modo de pensar dos designers), o que faz toda a diferença na abordagem de problemas complexos, na busca de inovações e como metodologia ativa de aprendizagem.

Apoiado essa fundamentação teórica, o livro apresenta 25 estratégias selecionadas que podem ser aplicadas de imediato pelo leitor. Mapa da empatia, Imersão, Persona, Prototipagem colaborativa são alguns dos exemplos que permitem a experimentação da abordagem de maneira rápida, objetiva e segura.

Clique aqui para adquirir o livro
Práticas inovadoras de educação mediada pelas tecnologias da informação e comunicação (Série Universitária)
A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.

O livro abarca bases teóricas, abordagens metodológicas e tendências tecnológicas relacionadas à inovação no campo educacional. O objetivo é fornecer uma possibilidade de reflexão para que os educadores possam contribuir para a construção do futuro da educação.

Clique aqui para adquirir o livro
Produção de conteúdos educacionais
Este livro foi escrito por Andrea Filatro, com a colaboração de Sabrina Cairo, na época editora da Saraiva, com o objetivo de reunir o máximo de orientações sobre a produção de conteúdo para educação a distância e educação presencial apoiada por tecnologias.

Lançado em 2016, o livro oferece uma abordagem multidimensional, em que os aspectos tecnocientíficos (relativos aos conteúdos em si), pedagógicos, comunicacionais, tecnológicos e organizacionais são esmiuçados, oferecendo ao leitor uma visão ampla e interdisciplinar do tema.

Além de uma fundamentação teórica robusta, o livro traz capítulos práticos sobre planejamento, autoria, roteirização e produção de diversos tipos de conteúdos em mídia impressa, áudio, vídeo e multimídia.

Clique aqui para adquirir o livro
Learning analytics: Análise e desempenho do ensino e aprendizagem (Série Universitária)
A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.

A obra Learning Analytics: análise e desempenho do ensino e aprendizagem aborda uma área de pesquisa e prática emergente em educação. Baseia-se na ideia de que, assim como gigantes do comércio eletrônico, empresas que oferecem conteúdo streaming e grandes portais de busca na internet têm cada vez mais coletado, armazenado, tratado e interpretado dados dos usuários para adaptar recomendações a seus consumidores e potenciais clientes, também os educadores, os pesquisadores e os próprios alunos podem basear-se em dados para adaptar a proposta original de um curso às necessidades e aos interesses individuais. Por meio da analítica da aprendizagem, é possível construir melhores propostas pedagógicas, capacitar os alunos a terem um papel proativo em sua aprendizagem, identificar os alunos em situação de risco e avaliar fatores que afetam a conclusão e o sucesso dos estudos. Para isso, o livro esclarece ao leitor temas como big data, mineração de dados educacionais, educação adaptativa e mobile education, além de outros de grande interesse para a Educação 3.0 e 4.0.

Clique aqui para adquirir o livro
Design instrucional na prática
Lançado em 2008 pela Editora Pearson, este continua sendo um dos livros mais utilizados pelos profissionais de DI e educação a distância no Brasil. É um livro prático, abrangente, objetivo e completo, que funciona como um verdadeiro guia para a elaboração de cursos on-line.

Os principais tópicos tratados incluem:

  • Conceitos e fundamentos do design instrucional
  • Design instrucional para o aprendizado eletrônico
  • O modelo ADDIE e o design instrucional fixo, aberto e contextualizado
  • Análise contextual
  • Design de unidades de aprendizagem
  • Especificação em design instrucional: roteiros e storyboards
  • Design de conteúdos
  • Design de interface humano-computador
  • Design da interação
  • Design de feedback e avaliação
  • Design de ambientes virtuais
  • Custos, prazos e qualidade
  • Clique aqui para adquirir o livro
    Design instrucional contextualizado
    Este é o primeiro livro publicado por Andrea Filatro na área do DI – e também um dos primeiros sobre o tema publicados em português. É o resultado da dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Educação da USP sob o mesmo título. Foi lançado pela Editora Senac São Paulo em 2004, já está na 3ª edição (2012).

    Os principais temas tradados no livro são:

  • O cenário educacional atual
  • Sociedade, educação e tecnologia
  • Educação on-line
  • Design instrucional
  • Paradigmas dominantes de ensino-aprendizagem
  • O papel do contexto no design instrucional
  • O modelo de desenvolvimento do design instrucional contextualizado
  • A função do designer instrucional
  • O design instrucional no contexto da sala de aula
  • Perspectivas
  • Clique aqui para adquirir o livro
    Tópicos em design instrucional (Série Universitária)
    A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.

    Tópicos em design instrucional traça um panorama dos processos e modelos fixos, abertos e flexíveis de produção em design instrucional, categorizando-os em modelos tradicionais, como ADDIE e SCRUM, e pós-modernos, como Dragon Dreaming, SAM e IDC. O livro trata ainda de criação e cocriação, design thinking e cultura digital, oferecendo ao leitor um leque de cenários e ferramentas que abrangem desde formas convencionais de construir soluções educacionais até abordagens mais ágeis e emergentes.

    Clique aqui para adquirir o livro
    Teorias e abordagens pedagógicas (Série Universitária)
    A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.

    Teorias e abordagens pedagógicas apresenta um estudo sistemático sobre o que significa aprender e ensinar. O livro organiza conceitos e correntes teóricas importantes que permitem ao leitor construir relações significativas entre o que diz a teoria e o que se faz na prática educacional contemporânea. A obra desenvolve a consciência sobre concepções estruturais do ensino-aprendizagem e estratégias, técnicas e métodos empregados em diferentes contextos educacionais, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva e que cause um impacto relevante no cenário educacional.

    Clique aqui para adquirir o livro
    Novos produtos e serviços na Educação 5.0
    Você sabe o que é Educação 5.0?

    Neste livro esse conceito é explicado e, mais ainda, exemplificado por cerca de 160 produtos e serviços inovadores, que abrangem desde sistemas de tutoria inteligente até robótica sustentável, passando por ferramentas de social reading (leitura social), laboratórios remotos e holografia.

    O livro é destinado a todos que atuam na educação e desejam se manter atualizados sobre os novos caminhos para o ensino-aprendizagem.

    Clique aqui para adquirir o livro
    Educação a distância e tecnologias aplicadas à educação (Série Universitária)
    A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.

    Educação a distância e tecnologias aplicadas à educação explora aspectos conceituais, históricos, tecnológicos e didático-metodológicos da modalidade de ensino a distância, esclarecendo as relações com os ensinos presencial, híbrido e remoto. Entre os temas abordados, estão metodologias ativas, transposição didática e objetos e ambientes digitais de aprendizagem. O objetivo é proporcionar ao leitor uma compreensão ampla dos variados usos das tecnologias de informação e comunicação em contextos educacionais.

    Clique aqui para adquirir o livro
    Linguagens e narrativas digitais (Série Universitária)
    A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.

    Este livro trata das contribuições do design instrucional para a criação de textos e atividades educacionais por meio de roteiros estruturados. Apresenta a adaptação de materiais ao plano pedagógico, ao modelo de curso, à linguagem e à mídia de suporte, explorando tanto roteiros fechados para desenvolvimento de recursos autoinstrucionais quanto roteiros abertos para modelos de design instrucional mais contextualizados. Tecnologias móveis e conteúdos multimídia também são contemplados, a fim de propiciar ao leitor o desenvolvimento de habilidades de criação de roteiros hipertextuais e imersivos.

    Clique aqui para adquirir o livro