UM CONVITE À LEITURA
DI 4.0 – Inovação na educação corporativa
Nas últimas décadas, o movimento de transformação digital só fez aumentar os desafios no campo da aprendizagem corporativa. Um novo ambiente profissional, um novo conjunto de competências a serem desenvolvidas e uma infinidade de novos recursos tecnológicos suscitam novas respostas, para os quais as soluções convencionais testadas e comprovadas já não funcionam mais.

Visando ao público de profissionais de recursos humanos, gerentes, coordenadores e analistas de treinamento & desenvolvimento, profissionais de universidades corporativas, fornecedores de soluções de aprendizagem e especialistas em educação em geral, este livro é dedicado àqueles que têm a responsabilidade de formar/capacitar profissionais para atuar em consonância com os objetivos estratégicos da organização.

Após 15 anos da publicação da obra Design instrucional contextualizado, um marco nas discussões sobre design instrucional no Brasil, a autora Andrea Filatro atualiza o conceito de DI, oferecendo um mix de tradição e inovação. Ao apresentar o DI 4.0, alinha a perspectiva humana à estratégia empresarial, para os profissionais que desejam responder ao desafio de inovar na educação corporativa.

Você pode comprar este livro nos seguintes sites:

Amazon

Livraria Cultura

Livraria Saraiva


Link para compra na LOJA DA EDITORA SARAIVA:

Editora Saraiva
Como preparar conteúdos para EAD
O mundo mudou. A educação também! Hoje, graças a novos softwares, suportes e formatos, conseguimos estudar e ensinar utilizando mídias e tecnologias.

Neste livro são descritas as grandes etapas da preparação de conteúdos – começando por entender os alunos, o contexto institucional e as necessidades de aprendizagem – e incluindo como planejar, elaborar e validar os diversos tipos de conteúdos e respectivas atividades de aprendizagem.

Você pode comprar este livro nos seguintes sites:

Livraria Cultura

Livraria Saraiva
Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa
Este livro foi escrito para todos aqueles que atuam em educação presencial, a distância e corporativa e buscam a inovação nas práticas educacionais.
Os capítulos apresentam quatro grupos de metodologias de ensino-aprendizagem com características inovadoras:

• as metodologias ativas, focadas no protagonismo do aluno;
• as metodologias ágeis – focadas na administração do tempo;
• as metodologias imersivas – focadas na simulação da realidade; e
• as metodologias analíticas – focadas na análise dos dados produzidos na interação do aluno com pessoas, conteúdos e ferramentas.

O livro reúne casos práticos de adoção das metodologias inov-ativas em escolas, universidades e empresas nacionais e internacionais. E mostra estratégias de fácil acesso e aplicação, para que o leitor possa adotar as metodologias inov-ativas em seu próprio campo de atuação.

Você pode comprar este livro nos seguintes sites:

Amazon

Livraria Cultura

Livraria Saraiva

Submarino

Link para compra na LOJA DA EDITORA SARAIVA:

Editora Saraiva
Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa
Este é um livro especial, lançado em 2017 pela Saraiva, com um design diferenciado, que reflete o espírito do DT na educação. Escrito em parceria com Carolina Costa Cavalcanti, traz uma visão geral do conceito, recupera as origens do DT nas áreas de design e administração, e explora o designerly way of thinking (o modo de pensar dos designers), o que faz toda a diferença na abordagem de problemas complexos, na busca de inovações e como metodologia ativa de aprendizagem.

Apoiado essa fundamentação teórica, o livro apresenta 25 estratégias selecionadas que podem ser aplicadas de imediato pelo leitor. Mapa da empatia, Imersão, Persona, Prototipagem colaborativa são alguns dos exemplos que permitem a experimentação da abordagem de maneira rápida, objetiva e segura.

Você pode comprar este livro nos seguintes sites:

Amazon

Livraria Cultura

Livraria Saraiva

Submarino

Link para compra do e-book:

Livraria Saraiva
Produção de conteúdos educacionais
Este livro foi escrito por Andrea Filatro, com a colaboração de Sabrina Cairo, na época editora da Saraiva, com o objetivo de reunir o máximo de orientações sobre a produção de conteúdo para educação a distância e educação presencial apoiada por tecnologias.

Lançado em 2016, o livro oferece uma abordagem multidimensional, em que os aspectos tecnocientíficos (relativos aos conteúdos em si), pedagógicos, comunicacionais, tecnológicos e organizacionais são esmiuçados, oferecendo ao leitor uma visão ampla e interdisciplinar do tema.

Além de uma fundamentação teórica robusta, o livro traz nove capítulos práticos sobre planejamento, autoria, roteirização e produção de diversos tipos de conteúdos em mídia impressa, áudio, vídeo e multimídia, incluindo:

• Livros, impressos e digitais
• Guias, manuais ou roteiros
• Estudos de caso
• Organizadores gráficos
• Infográficos
• Histórias em quadrinhos
• Podcasts
• Apresentações de slides
• Animações


• Objetos de aprendizagem
• Jogos educacionais
• Simulações
• Videoaulas
• Entrevistas e debates
• Noticiários
• Documentários
• Vídeos de modelagem de comportamento
• Narrativas instrucionais

Você pode comprar este livro nos seguintes sites:

Amazon

Livraria Cultura

Livraria Saraiva

Submarino

Conheça também o formato e-book:

Livraria Cultura

Livraria Saraiva
Design instrucional na prática
Lançado em 2008 pela Editora Pearson, este continua sendo um dos livros mais utilizados pelos profissionais de DI e educação a distância no Brasil. É um livro prático, abrangente, objetivo e completo, que funciona como um verdadeiro guia para a elaboração de cursos on-line.

Os principais tópicos tratados incluem:

• Conceitos e fundamentos do design instrucional
• Design instrucional para o aprendizado eletrônico
• O modelo ADDIE e o design instrucional fixo, aberto e contextualizado
• Análise contextual
• Design de unidades de aprendizagem
• Especificação em design instrucional: roteiros e storyboards
• Design de conteúdos
• Design de interface humano-computador
• Design da interação
• Design de feedback e avaliação
• Design de ambientes virtuais
• Custos, prazos e qualidade

Acompanha um site de apoio com materiais complementares disponíveis em: Web Companion

Você pode comprar este livro nos seguintes sites:

Amazon

Submarino

Conheça também o formato e-book:

Livraria Saraiva

Pearson
Design instrucional contextualizado
Este é o primeiro livro publicado por Andrea Filatro na área do DI – e também um dos primeiros sobre o tema publicados em português. É o resultado da dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Educação da USP sob o mesmo título. Foi lançado pela Editora Senac São Paulo em 2004, já está na 3ª edição (2012).

Os principais temas tradados no livro são:

• O cenário educacional atual
• Sociedade, educação e tecnologia
• Educação on-line
• Design instrucional
• Paradigmas dominantes de ensino-aprendizagem: contribuições para o design instrucional
• O papel do contexto no design instrucional
• O modelo de desenvolvimento do design instrucional contextualizado
• A função do designer instrucional
• O design instrucional no contexto da sala de aula
• Perspectivas

Você pode comprar este livro nos seguintes sites:

Amazon

Editora Senac São Paulo

Livraria Cultura

Livraria Saraiva

Submarino