UM CONVITE À LEITURA
LANÇAMENTO: Design instrucional para professores
Após vários projetos e publicações que tiveram como foco o design instrucional, apresentamos este livro aos educadores em geral e, particularmente, aos professores, aqueles que estão na linha de frente da educação e que cada vez mais reconhecem a necessidade de atualizar a própria formação original para enfrentar os desafios contemporâneos.

O livro está estruturado em oito capítulos. Os dois primeiros proporcionam ao leitor uma visão geral dos fundamentos do design instrucional (DI) e de suas etapas para a construção de soluções educacionais.

O terceiro capítulo coloca o aprendiz no centro do processo, enquanto o quarto traz um panorama das teorias de aprendizagem, bem como do DI sob a perspectiva pedagógica, andragógica e heutagógica.
O quinto e o sexto capítulos vão ao cerne do chamado micro DI e exploram o design de atividades de aprendizagem e de conteúdos educacionais. O sétimo capítulo aborda as mídias e tecnologias, e o oitavo – e último – se dedica à avaliação da aprendizagem e da solução proposta do ponto de vista do DI.

Ao longo de todo o livro, procuramos alternar entre tradição e inovação no design instrucional, ou seja, reunimos as diretrizes testadas e comprovadas por pesquisadores e praticantes ao longo de sua história, ao mesmo tempo que buscamos apontar para as inovações que podem fazer a diferença na educação do presente e do futuro.

Clique aqui para adquirir o livro
Data Science na Educação
Este é um livro ousado e provocativo, alinhado com as tendências mais impactantes na interface entre tecnologia e educação.

Termos como Data Science, Big Data, Data Mining, Learning Analytics, Deep Learning, Chatbots, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Smart Education, Sistemas de Tutoria Inteligente e Design Instrucional Orientado a Dados são explicados e exemplificados.

O livro é destinado àqueles que atuam na educação – seja presencial, a distância ou corporativa – nos mais diferentes níveis e setores – e que precisam compreender quais são os princípios da extração, interpretação e aplicação de conhecimento a partir da enormidade e diversidade de dados educacionais disponíveis.

Clique aqui para adquirir o livro
Novos Produtos e Serviços na Educação
Você sabe o que é Educação 5.0?

Neste livro esse conceito é explicado e, mais ainda, exemplificado por cerca de 160 produtos e serviços inovadores, que abrangem desde sistemas de tutoria inteligente até robótica sustentável, passando por ferramentas de social reading (leitura social), laboratórios remotos e holografia.

O livro é destinado a todos que atuam na educação e desejam se manter atualizados sobre os novos caminhos para o ensino-aprendizagem.

Clique aqui para adquirir o livro
DI 4.0 – Inovação na educação corporativa
Nas últimas décadas, o movimento de transformação digital só fez aumentar os desafios no campo da aprendizagem corporativa. Um novo ambiente profissional, um novo conjunto de competências a serem desenvolvidas e uma infinidade de novos recursos tecnológicos suscitam novas respostas, para os quais as soluções convencionais testadas e comprovadas já não funcionam mais.

Visando ao público de profissionais de recursos humanos, gerentes, coordenadores e analistas de treinamento & desenvolvimento, profissionais de universidades corporativas, fornecedores de soluções de aprendizagem e especialistas em educação em geral, este livro é dedicado àqueles que têm a responsabilidade de formar/capacitar profissionais para atuar em consonância com os objetivos estratégicos da organização.

Após 15 anos da publicação da obra Design instrucional contextualizado, um marco nas discussões sobre design instrucional no Brasil, a autora Andrea Filatro atualiza o conceito de DI, oferecendo um mix de tradição e inovação. Ao apresentar o DI 4.0, alinha a perspectiva humana à estratégia empresarial, para os profissionais que desejam responder ao desafio de inovar na educação corporativa.

Clique aqui para adquirir o livro

Como preparar conteúdos para EAD
O mundo mudou. A educação também! Hoje, graças a novos softwares, suportes e formatos, conseguimos estudar e ensinar utilizando mídias e tecnologias.

Neste livro são descritas as grandes etapas da preparação de conteúdos – começando por entender os alunos, o contexto institucional e as necessidades de aprendizagem – e incluindo como planejar, elaborar e validar os diversos tipos de conteúdos e respectivas atividades de aprendizagem.

Clique aqui para adquirir o livro
Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa
Este livro foi escrito para todos aqueles que atuam em educação presencial, a distância e corporativa e buscam a inovação nas práticas educacionais.
Os capítulos apresentam quatro grupos de metodologias de ensino-aprendizagem com características inovadoras:

as metodologias ativas – focadas no protagonismo do aluno;
as metodologias ágeis – focadas na administração do tempo;
as metodologias imersivas – focadas na simulação da realidade; e
as metodologias analíticas – focadas na análise dos dados.

O livro reúne casos práticos de adoção das metodologias inov-ativas em escolas, universidades e empresas nacionais e internacionais. E mostra estratégias de fácil acesso e aplicação, para que o leitor possa adotar as metodologias inov-ativas em seu próprio campo de atuação.

Clique aqui para adquirir o livro
Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa
Este é um livro especial, lançado em 2017 pela Saraiva, com um design diferenciado, que reflete o espírito do DT na educação. Escrito em parceria com Carolina Costa Cavalcanti, traz uma visão geral do conceito, recupera as origens do DT nas áreas de design e administração, e explora o designerly way of thinking (o modo de pensar dos designers), o que faz toda a diferença na abordagem de problemas complexos, na busca de inovações e como metodologia ativa de aprendizagem.

Apoiado essa fundamentação teórica, o livro apresenta 25 estratégias selecionadas que podem ser aplicadas de imediato pelo leitor. Mapa da empatia, Imersão, Persona, Prototipagem colaborativa são alguns dos exemplos que permitem a experimentação da abordagem de maneira rápida, objetiva e segura.

Clique aqui para adquirir o livro
Produção de conteúdos educacionais
Este livro foi escrito por Andrea Filatro, com a colaboração de Sabrina Cairo, na época editora da Saraiva, com o objetivo de reunir o máximo de orientações sobre a produção de conteúdo para educação a distância e educação presencial apoiada por tecnologias.

Lançado em 2016, o livro oferece uma abordagem multidimensional, em que os aspectos tecnocientíficos (relativos aos conteúdos em si), pedagógicos, comunicacionais, tecnológicos e organizacionais são esmiuçados, oferecendo ao leitor uma visão ampla e interdisciplinar do tema.

Além de uma fundamentação teórica robusta, o livro traz capítulos práticos sobre planejamento, autoria, roteirização e produção de diversos tipos de conteúdos em mídia impressa, áudio, vídeo e multimídia.

Clique aqui para adquirir o livro
Design instrucional na prática
Lançado em 2008 pela Editora Pearson, este continua sendo um dos livros mais utilizados pelos profissionais de DI e educação a distância no Brasil. É um livro prático, abrangente, objetivo e completo, que funciona como um verdadeiro guia para a elaboração de cursos on-line.

Os principais tópicos tratados incluem:

Conceitos e fundamentos do design instrucional
Design instrucional para o aprendizado eletrônico
O modelo ADDIE e o design instrucional fixo, aberto e contextualizado
Análise contextual
Design de unidades de aprendizagem
Especificação em design instrucional: roteiros e storyboards
Design de conteúdos
Design de interface humano-computador
Design da interação
Design de feedback e avaliação
Design de ambientes virtuais
Custos, prazos e qualidade

Acompanha um site de apoio com materiais complementares disponíveis em: Web Companion

Clique aqui para adquirir o livro
Design instrucional contextualizado
Este é o primeiro livro publicado por Andrea Filatro na área do DI – e também um dos primeiros sobre o tema publicados em português. É o resultado da dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Educação da USP sob o mesmo título. Foi lançado pela Editora Senac São Paulo em 2004, já está na 3ª edição (2012).

Os principais temas tradados no livro são:

O cenário educacional atual
Sociedade, educação e tecnologia
Educação on-line
Design instrucional
Paradigmas dominantes de ensino-aprendizagem
O papel do contexto no design instrucional
O modelo de desenvolvimento do design instrucional contextualizado
A função do designer instrucional
O design instrucional no contexto da sala de aula
Perspectivas

Clique aqui para adquirir o livro